sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bike-to-work-day

Hoje realizei um desejo antigo, daqueles simples, mas que nos dão grande satisfação.


Desde que ganhei esta paixão pelas bikes, que falo na possibilidade de poder ir trabalhar de bike. Claro que o facto de trabalhar a cerca de 30 Km de distância, aliado a ter de entrar as 8 da manhã, fazia esquecer a ideia. Ainda existiam outras condicionantes que dificultavam, por exemplo o problema da roupa, pois transportar a roupa na mochila não é pratico quando se tem de andar engravatado e engomado  e tinha ainda as condições climatéricas, principalmente este ano, que como sabemos tem sido terrível .

Devido a tudo isto a ideia ficou sempre na gaveta, até que este mês uma alteração nos meus horários a fizeram voltar a despertar.

Foi então que começou a aventura, primeiro a preparar e transportar a roupa e os utensílios para o banho. Desengane-se quem pensa poder efectuar uma distância com estes níveis de altimetria, sem suar, a menos que possua uma Gocycle?? (se querem saber o que é isto e principalmente sobre como é a experiencia ir de bike para o trabalho em Lisboa, visitem o sportblog do César em http://omeusportblog.blogspot.com ), depois elaborar uma check-list de material necessário, que para alem do mínimo ( iluminação, camera de ar, ferramentas basicas e hidratação) devemos juntar roupa extra para o frio, visto que é fácil subestimar esta parte ao sair de casa às 8h30 com calor, mas o retorno, no meu caso já sem sol ás 20h30 faz recordar que quando circulamos a médias superiores a vinte km/h a temperatura desce cerca de 5º graus, em relação a temperatura ambiente.

Chegada a hora, tudo pareceu simples, depois de ajudar a minha mulher com a habitual azafama de preparar os putos para a escola, foi só vestir o equipamento de ciclismo (para espanto dos meus filhos, que não estavam a entender como era possível eu ir trabalhar assim). Depois das despedidas, ligar o MP3 e arrancar, aproveitando as partes da ciclovia que já se encontram terminadas, o resto foi pela velha nacional.

Ao chegar ao meio urbano e apesar de Viseu não ter os problemas de mobilidade de Lisboa ou Porto, foi notória a minha superior facilidade de progressão, claro que também pode constatar a falta de civismo que ainda impera, não sendo a circulação fácil para quem tem pouca experiencia (valeram-me os muitos anos a andar de mota em Lisboa). Também não gostei da poluição, muito mais notória quando andamos sem a redoma de lata. Por falar em lata, voltei a sentir pena de quem tem de andar de carro (já o sentia quando me deslocava de mota), os “enlatados” parecem-me sempre tristes e melancólicos, talvez devido ao ar rarefeito das suas latas , em oposição eu passava radiante, a aproveitar o prazer de estar a poder andar de bike .

Demorei cerca de uma hora e quinze minutos a chegar ao meu local de trabalho, depois do banho estava novo e renovado e o dia correu de forma notoriamente diferente, pois esta é, para mim, a forma ideal de fazer exercício, antes do trabalho e não depois.

Em resumo o utilizar a bike como meio de transporte traz imensos benefícios, na maior parte das vezes superiores as contrariedades, sendo o maior entrave unicamente cultural, não falo de quem como eu mora na periferia, porque realmente fazer 60 km por dia, para quem não pratica ciclismo, é impraticável, falo antes para aqueles que moram a 5 ou 10 km do trabalho, muitas vezes em zonas planas. Talvez um dia as mentalidades mudem e possamos ver cada vez mais pessoas a rentabilizarem de forma positiva o tempo gasto nas suas deslocações.

Eu continuarei a minha ínfima cruzada nesta direcção, depois desta experiencia positiva, farei sempre que possível da bike o meu meio de transporte.

O meu estado de espírito, o ambiente, o meu corpo e até a minha carteira irão por certo agradecer.

Boas pedaladas,
César Coelho

3 comentários:

  1. Este ano com uma mudança de emprego, deixei de ter que atravessar a ponte Vasco da Gama e como tal passou a ser possivel a ida da bike para o trabalho. Desde esse momento, esperei que o tempo o permitisse e assim que pude avançei! O facto de entrar às 07h00 e distar 38 km de casa foram disuasores, mas procuro ir pelo menos 1 vez por semana. É um bom treino e menos uns quilos de CO2 por ano. Força e coragem. São precisos exemplos como os nossos para que se mudem as mentalidades...
    Um abraço, boas pedaladas,

    João (Alcochete)

    ResponderEliminar
  2. Um verdadeiro exemplo. Na empresa onde trabalho existem pelo menos duas dezenas de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Eu aindanão dei esse passo uma vez que estou um pouco longe, mas está para breve. =)

    Abraço,
    Marco Belo.

    ResponderEliminar
  3. Olá César.
    Foi com enorme prazer que li este post. Já tinhas referido esta intenção, mas agora passaste à prática.
    Aquela pista de alcatrão com uma cerca é uma ciclovia? UAU! quantos km's fazes por lá?
    Tens intenção de fazer isso com uma determinada frequência?

    Parabéns. É bom saber que há mais uma pessoa a optar por este meio, ainda que parcialmente (tal como eu).

    Abraço,

    ResponderEliminar