quinta-feira, 13 de maio de 2010

Rescaldo de Portalegre

onasSó agora faço o rescaldo, devido a umas merecidíssimas ferias, foi tempo de repor energias e tentar não pensar (muito) em Bikes.


A minha segunda participação em Portalegre não podia ter corrido melhor. Os Manhosos juntaram mais uma vez um contingente Internacional (quatro Manhosos CH). Foram 15 os bravos guerreiro que partiram das terras de Viriato (contamos com um reforço de dois amigos, um deles já repetente), os objectivos eram bem diferentes e para quase todos os gostos. Tivemos três estreantes, o Carlos Jorge e o Daniel Andrade quiseram conhecer Portalegre logo da maneira mais dura (Maratona) e o Ricardo Martins que preferiu ir pelo seguro (Meia-Maratona). O Luís Neves e o Jorge Amaral tentaram este ano os 100 Km, depois de passarem pelos 50 no ano passado. O Paulo Carreira fez o inverso, depois de fazer a Maratona no ano passado, este ano decidiu “tentar” a Meia-Maratona. Os restantes Manhosos CH tentaram novamente a Maratona, desta vez para terminarem. No meio disso tudo ainda existiam os Manhosos veteranos que iam na desportiva a dar apoio aos novatos. O Tiago esteve indeciso até á ultima hora, mas lá decidiu arrancar a dar gás, apesar de ter uns dois mil betetistas para ultrapassar.

Eu arranquei com o firme objectivo das 06h30, tive como vem sendo habitual nos últimos tempos a companhia do Luis Neves, que tal como eu queria terminar com o melhor tempo possível.

De início seguimos de perto o Tiago, mas o ritmo imposto era demasiado elevado e achamos mais seguro abrandar, mantendo no entanto um ritmo razoável. O início foi igual ao ano passado, subida em alcatrão até a separação do pessoal da Meia e da Maratona, entrando nesse ponto finalmente em terra. Ate a referida divisão foi notória a diferença de andamento do pessoal, pois ao termos arrancado tão tarde este ano apanhamos muito do pessoal mais lento. Claro que após a separação o ritmo alterou-se, sendo notória a melhor preparação física do pessoal da Maratona, mesmo assim lá fomos lentamente ultrapassando o pessoal, principalmente nas subidas. O luís estava com receio das duas serras finais, por isso estava um pouco na retranca (finalmente percebeu que tem de dosear o esforço), mesmo assim fizemos os primeiros 50 km em menos de três horas, por isso rapidamente chegamos as temidas subidas da Serra de S. Mamede, a passagem desta zona foi para mim relativamente fácil, pois os treinos de no ginásio tem dado, como já referi, os seus fruto, principalmente na minha capacidade de recuperação, por isso a parte mais difícil, por incrível que possa parecer, foi mesmo a descida final. O não poder descer a pedalar, devido a ter uma semi-rígida, obriga a fazer todo o percurso em pé, suportando as irregularidades do terreno nos braços e perna, e isto depois de já ter feito 90Km, verdadeira dureza.

Em resumo, foi consensual a opinião de que esta foi a Maratona de Portalegre mais dura de sempre, com um percurso muito idêntico ao do ano passado, a diferença estava na altimetria da primeira subida da Serra que este ano “cresceu”, no entanto não vi o sofrimento do ano passado. Uma das explicações pode ser o facto de este ano estar inserido no meio do pessoal da parte superior da tabela, sendo este teoricamente mais bem preparado fisicamente, o tempo também pode ter feito a diferença, pois este ano estava muito menos calor, outro factor pode ter sido o facto de ir em dupla com o Luís, e por isso ir mais “distraído”, mas ficou a vontade de fazer a desforra final para o ano. Vamos ver, ainda falta bastante tempo, mas confesso gostava de tentar o aproximar as seis horas totais, isso sim era um fechar do ciclo Portalegre em beleza.

Resultado fiquei em 432º lugar, entre 1025 atletas que terminaram, dentro de 1450 inscritos.

Fiz os 100 Km em 06h52 (06h31 a pedalar) media de 15,2 Km/h, em comparação com o 685º lugar do ano passado, em que fiz 07h30 (07h09 a pedalar) e uma media de 13,9Km/h e tendo em conta a dita dificuldade extra do percurso deste ano, acho que posso considerar a Missão Cumprida :-) 

http://sportstracker.nokia.com/nts/workoutdetail/index.do?id=2440468

Boas pedaladas,
César Coelho

1 comentário:

  1. esforço recompensado sem dúvida amigo César continua com a mesma força e dedicação....

    Paulo Carreira

    ResponderEliminar