sexta-feira, 8 de maio de 2009

História da Stumpjumper



A primeira Stumpjumper nasceu em 1980, numa altura em que o BTT dava os primeiros passos, ainda não existiam suspensões nem travões potentes e o alumínio pertencia a aviação.



Em 1983 a primeira equipa profissional de BTT da Specialized.


Em 1992 surge a Stumpjumper FS, que já incorpora uma suspensão dianteira. Ainda estavam longe os dias do carbono, mas já começamos a reconhecer o formato das actuais Bikes.




Só em 1994 é que aparece a primeira Stumpjumper FSR com suspensão total, evoluindo até ao conceito lançado em 2005, mantendo-se até hoje.
Apesar dessas evoluções em termos de suspensões (com o Brain a merecer destaque), os mais puristas continuam a preferir as semi-rígidas. Sem o conforto e a eficácia a descer das bikes de suspensão total, as semi-rígidas proporcionam, devido precisamente a rigidez da traseira e ao baixo peso, bikes fantásticas em termos de rapidez e maneabilidade, ideais para subir as nossas montanhas.

Fonte: A historia da Specialized em http://www.specialized.pt/?sc=08


Por isso e depois do Mega teste que foi Portalegre BTT 2009, fiquei contente pela minha escolha, foi notória a minha facilidade em progredir nas subidas, só falta o treino porque a Bike decididamente já tenho.
Boas pedaladas,
César Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário