quinta-feira, 25 de março de 2010

As 33 Razões para andar de bicicleta (27ª, 28ª, 29ª e 33ª)

27ª Desenvolva um vício positivo


Substitui a dependência de substâncias nocivas - como cigarros, álcool ou comer muito chocolate – por este vício mais positivo, diz William Glasser, autor do “vício positivo”. O resultado? Você fica mais feliz, mais saudável, faça esta correcção que ira impulsionar as coisas boas da vida.

28ª Get (de forma legal) high

Uma vez que o mito do famoso “runner’s high" foi provado além de qualquer dúvida por cientistas alemães. No entanto, apesar do nome, este “high” é aplicável a todos os atletas de endurance. Neurologistas da Universidade de Bonn visualizaram endorfinas no cérebro de 10 voluntários antes e depois de uma sessão de duas horas cardio, usando uma técnica chamada tomografia de emissão de positivo (PET). Comparando-se os prés e pós scans, eles encontraram mais provas da ligação de opiáceos do hormônio do prazer, nas regiões frontal e límbico do cérebro - as áreas conhecidas por serem as que se encontram envolvidas no processamento emocional e na forma de lidar com o stress.

"Há uma ligação directa entre os sentimentos de bem-estar e o exercício, e pela primeira vez, este estudo mostra o mecanismo fisiológico por trás disso", explica o coordenador do estudo, professor Henning Boecker.

29ª Faça amigos e permaneça saudável

O lado social do ciclismo poderá fazer tão bem quanto o exercício efectivo. Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que a socialização libera o hormônio oxitocina, que registara a "luta ou fuga" como resposta.

Outro estudo de nove anos pela Harvard Medical School descobriu que aqueles com mais amigos diminuem o risco de uma morte precoce de mais de 60 por cento, reduzindo a pressão arterial e reforçando o sistema imunitário. Os resultados foram tão significativos que os pesquisadores concluíram que não ter amigos ou confidentes é tão prejudicial a sua saúde como o fumo ou carregar peso extra. Adicionar este elemento ao fitness do ciclismo ira transforma-lo num vencedor.

30ª Seja feliz

Mesmo que se sinta infeliz fazer uns km de bike vai de certo levantar seu ânimo. "Qualquer ligeiro ou moderada exercício libera endorfinas natural que ajudam a combater o stress e fazer você feliz", explica Andrew McCulloch, diretor-executivo da Fundação de Saúde Mental. Isso é provavelmente porque quatro vezes mais médicos prescrevem terapia do exercício como seu tratamento mais comum para a depressão, em comparação com três anos atrás. "Apenas três sessões de 30 minutos por semana pode ser suficiente para dar às pessoas o bem-estar que precisam", diz McCulloch.

Sem comentários:

Enviar um comentário